sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mercado Audiovisual – PB / 2

       Ontem coloquei, aqui, uma resumida visão do profissional de audiovisual, mas hoje vou aprofundar um pouco mais sobre o tema e dar mais destaque para a cena paraibana. 
      Para quem pensa em fazer um curso superior de comunicação social, pensando no audiovisual, aqui em João Pessoa, temos tanto na universidade federal (UFPB) com cursos de Rádio e TV, Arte e Mídia e agora o recém criado curso de Cinema e Audiovisual, que teve seu primeiro vestibular no PSS 2012 com apenas 8 vagas e nas universidades particulares como IESP e ASPER com curso de publicidade e propaganda. Me desculpa se esqueci de alguma outra que tenha cursos relacionados.       
        Vou me deter a um dos mais recentes e mais específicos da área, o curso de Cinema e Audiovisual. Como grade curricular, o curso deverá ter caráter de formação prática, com egressos aptos a atuarem nas áreas de Direção, Fotografia, Roteiro, Produção, Som, Edição/Montagem, Cenografia e Figurino, Animação e Infografia. Criado no ano passado pelo professor David Fernandes, esse curso deve ter a formação é voltada ao desenvolvimento de projeto de produção de obras em diferentes gêneros e formatos, destinados à veiculação nas mídias contemporâneas; para a pesquisa acadêmica nos campos da história, estética, da crítica e preservação e, ainda, para a gestão e produção, distribuição e exibição, políticas públicas, legislação, organização de mostras e cineclubes.
     Todos os cursos, da área em nível superior, tem duração média de quatro anos. Nos primeiros anos predominam disciplinas básicas, como história e teoria do audiovisual. Matérias complementares, como roteiro de rádio, direção de atores e direção de arte, permitem ao estudante direcionar sua formação para a atividade de maior interesse. Em algumas escolas, é preciso escolher uma especialização, que pode ser em produção, roteiro, direção, direção de fotografia, som, hipermídia, montagem e edição ou pesquisa. No último ano, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão de curso, e algumas instituições consideram o estágio obrigatório.
        Ainda quero falar sobre os cursos técnicos que estão surgindo na cidade e as oportunidades que aparecem, principalmente, para quem está concluindo.
      Eu retirei do site Guia do Estudante da editora abril um resumo das atividades que um bacharel em audiovisual (seja ele chamado de Rádio e TV, cinema ou Publicidade e Propaganda) poderá executar.: 

Animação: Criar imagens com efeitos visuais, usando bonecos, fotografia, massas de modelar, desenho, papel e computação gráfica.







Captação de som: Escolher os equipamentos e microfones e tratar acusticamente a locação.











Criação: Conceber o projeto de um programa, assim como as vinhetas e chamadas para rádio e TV.








Coordenação de programação: Determinar o tipo de programa e o horário em que entrará no ar, definindo a linha da emissora.





Direção: Criar programas, definir o conteúdo, escolher a linguagem e o público e supervisionar o trabalho da produção e da equipe técnica em rádio ou TV. Em cinema, coordenar todas as atividades relacionadas à realização de um filme: da contratação da equipe técnica à orientação dos atores em cena e edição das imagens e dos sons.



Edição: Organizar o material produzido e fazer a montagem das cenas de filmes, vídeos ou programas de TV. Edição de som Criar, mixar e editar trilhas sonoras e sons de filmes ou vídeos.





Fotografia: Cuidar da fotografia do filme, da iluminação e também da definição de ângulos de enquadramento.







Montagem: Realizar a edição final das cenas de um filme ou um vídeo.






Produção: Providenciar a infraestrutura necessária para a realização de programas de rádio e TV, de um filme ou vídeo. Escolher o projeto, elaborar o cronograma de filmagem ou gravação e contratar a equipe artística e técnica. Chamar entrevistados e providenciar o material de cena, o figurino, a maquiagem e o transporte, entre outras coisas.





Roteiro: Escrever narrativas, diálogos e apresentações de programas, novelas, minisséries ou filmes. Preparar blocos de programas para rádio e TV. Criar uma história ou fazer adaptações de obras para o cinema, com diálogos e descrição de cenas próprios da linguagem cinematográfica.






Técnica: Operar os equipamentos usados na filmagem, gravação de imagens e sons, iluminação, edição e fotografia.







Vou continuar posteriormente esse assunto, aprofundando na função do produtor.

2 comentários: