quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mercado do Audiovisual – PB


Depois de um bom tempo sem escrever sobre produção audiovisual, queria pedir desculpas, ma o tempo é cruel para quem trabalha nessa área. Tenho uma dívida com quem acompanhava esse blog e agora quero recuperar esse tempo perdido.
            Para retomar as atividades, vou colocar aqui uma exemplificação do que é o profissional de audiovisual e suas possibilidades de mercado de trabalho, pois o audiovisual é um conjunto de técnicas para a produção de filmes para cinema, filmes publicitários, documentários (e isso não fica restrito a apenas o curso de comunicação), programas de TV em todos os gêneros e conceitos e por fim e não só isso, para o rádio.
            Essas técnicas você pode adquirir tanto nos cursos superiores de radio e TV, cinema e publicidade, dentro da comunicação social, como em cursos profissionalizantes que cada vez mais, atraem pessoas interessadas na área.
            Após sua capacitação, esse profissional pode atuar em produtoras de cinema e vídeo, emissoras de rádio e TV e empresas que desenvolvem sites e conteúdo para celular. No rádio e na TV, elabora a programação jornalística, esportiva e de variedades, dirige e edita os programas, supervisionando a equipe de gravação e o trabalho dos produtores. Escolhe o cenário, prepara os entrevistados e os argumentos. Pode atuar ainda como apresentador. Na área de cinema e vídeo, escreve roteiros, escolhe os atores, diretores de arte e técnicos. Faz o cronograma das filmagens e viabiliza a locação e os equipamentos que serão usados. Determina a iluminação e edita as cenas. Trabalha também na produção executiva, direção de atores e cenas, assistência de direção, montagem de imagens e captação e finalização do som. Pode ainda produzir programas para transmissão na internet e em emissoras de TV por assinatura.
            Existe apenas uma certa diferença para quem faz o curso superior e quem faz os cursos profissionalizantes, é que no curso superior, o profissional é um conceituador deste segmento, ou seja, ele determina mudanças e estudos que possibilitam a criação ou (re)construção de estéticas, planejamento ou execução de produções audiovisuais. Já os cursos técnicos preparam o profissional para executar exatamente esses novos conceitos elaborados pelos comunicólogos, ou seja, opera e cria movimentos de câmera para atender as necessidades do diretor, cria sistemas de comunicação entre a equipe para melhor dar agilidade a produção, monta uma agenda de contatos úteis para a produção e assim vai.
            As mídias digitais aceleram o processo de criação audiovisual por baratear todos esses custos, e por isso amplia o mercado de trabalho para quem tem interesse de entrar na área, isso tanto para os Bacharéis como para os tecnólogos. "O mercado de produção de obras ficcionais também está em pleno crescimento", afirma Eduardo Simões dos Santos Mendes, coordenador do curso de Audiovisual da USP.
            As áreas de atuação que têm mais oferta são edição e produção (de locação, figurinos, objetos) em trabalhos fixos em agências de publicidade, produtoras de TV, cinema e vídeo e como freelance. Muitos profissionais encontram estabilidade no mercado institucional, na produção de vídeos corporativos e de material de apoio para empresas. Esse mercado é forte na capital paulista, onde há boas oportunidades no mercado institucional, nas emissoras de televisão e em produtoras.
            Já aqui na Paraíba, esse mercado cresce, mas esbarra justamente na questão de qualidade e avaliação da equipe, seja ela no telejornalismo como nos programas de entretenimento e pior ainda nas produtoras de filmes publicitários. Geralmente segue a regra de muito trabalho e pouco dinheiro, fazendo com que o profissional trabalhe desmotivado e com sua capacidade de produção reduzida por causa daquela velha pergunta: “tem como baixar o custo?”, sem pensar que sempre tem como baixar o custo, junto vai a qualidade do que se está produzindo.
            Aos poucos esse quadro esta mudando justamente pela crítica que vê o cenário como sem criatividade e em alguns lugares esse levante já começa a ganhar força, portanto em breve veremos melhores produções e com gente nova dando vida as produções descredibilizadas pela sua irrelevância.  
           
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