sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Funções de Produção Audiovisual

Dentro da área de produção audiovisual existem subdivisões específicas que agilizam as tarefas dos produtores e cria organização e competência para as pessoas que estão envolvidas num determinado projeto. Essas divisões são:

Produtor Executivo: Responsável pelo orçamento da produção e pelos prazos em todas as etapas do trabalho. Geralmente está no topo da hierarquia das produções estrangeiras, no entanto, aqui no Brasil não tem muito essa característica por diversos fatores como a falta de profissionais capacitados, mas no exterior é quem determina inclusive se a produção vai ser feita ou não, tendo assim um papel fundamental nas produções.

Diretor de Produção: Responsável pelo andamento da produção em todas as suas etapas: contratação de equipe, pesquisa de locação, planejamento de filmagem, logística de instalação de todos os departamentos do filme, controle do orçamento diário nas filmagens. Trabalha na pré-produção, filmagem e desprodução*. Neste caso, o profissional tem que ter uma boa experiência, já que trabalhar com todas as equipes exige paciência, autoridade e simpatia, geralmente é uma pessoa que já passou por todas as funções de produção, inclusive como diretor de uma produção.

Produtor: É responsável pelo andamento e execução do projeto audiovisual sendo à ele determinado trabalhos mais específico, mas pode ser re-locado para ajudar alguma equipe que esteja com problemas ou defasada em pessoal. Trabalha na pré produção, produção e pós produção, sendo ele encarregado de executar as tarefas determinadas pelo diretor de produção.

Assistente de Produção: Trabalha junto ao diretor de produção e sua função pode se dividir em departamentos: logística, transporte, elenco, hospedagem e alimentação, etc. O número de assistentes dependerá da demanda do filme. Trabalha na pré-produção, filmagem e desprodução.

Produtor de Locação: Faz a pesquisa de possíveis locações do filme e alguns casos, ele acompanha as filmagens. Trabalha na pré-produção e filmagem.

Produtor de platô: Atua no momento da filmagem, coordenando a produção do set de filmagem: interdição do trânsito, coordenação de filmagem em estúdio, controle do movimento dos outros departamentos em cena, horários da filmagem, etc. Trabalha na filmagem. Geralmente na Paraíba não se nomenclatura essa função, fica a cargo do coordenador de produção, assumindo mais uma responsabilidade.

Produtor de Elenco: Responsável pela seleção e teste de elenco, contratos com atores e acompanhamento do elenco nas filmagens. Trabalha na pré-produção e filmagem. Preparador de Atores Ensaia e faz preparação vocal e corporal com os atores principais. Trabalha na pré-produção e filmagem.

Produtor de objetos: Trabalha no departamento de arte, não muito utilizado no Brasil por fazer parte da equipe de arte. Responsável pelo “dressing”. É a pessoa que vai fazer a decoração dos ambientes, segundo a concepção do diretor de arte. Trabalha na pré-produção e filmagem.

Produção de Base: É o produtor que responde pelo encaminhamento de ofícios, memos, autorizações e solicitações e toda a documentação necessária para o filme ser gravado além de centralizar e distribuir informações para as outras equipes de produção e preenchimento de agendas. Trabalha nas três etapas de produção organizando toda a documentação.

Essas só são funções ligadas a produção, depois posso colocar sobre todo o processo audiovisual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário